Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Como fazer bom uso

APROVEITAMENTO DE CONSULTAS

As consultas são um momento importantíssimo para compreensão, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde. Por esta razão, usar este tempo de forma planejada e inteligente ajuda na condução do tratamento. Algumas dicas simples vão ajudá-lo a tirar melhor proveito dos encontros com o profissional de saúde.

 

icones_anotesintomas
Anote sintomas e dúvidas antes de ir à consulta
Não confie apenas na memória, pois, para a construção de um diagnóstico seguro, o mínimo detalhe pode ser um diferencial de extrema importância. Por isso, anote tudo o que está sentindo e leve as anotações para a consulta médica. Da mesma forma, é importante anotar quais dúvidas você tem sobre o tratamento ou os sintomas: liste as perguntas. Aproveite o momento para eliminar de vez suas inseguranças.

 

icones_levedocumentos
Leve sempre documento de identificação e carteirinha do plano
Sem eles você só conseguirá atendimento em caso de emergência. Estes documentos servem para comprovar que você é o titular ou dependente do plano. É também um procedimento de segurança, para garantir que os beneficiários não sejam vítimas de fraudes.

 

icones_leveexames
Leve todos os exames pertinentes
No dia anterior à consulta, separe os exames mais recentes. Mesmo que não tenham sido solicitados pelo médico com quem vai se consultar, eles podem ser um ponto de partida, uma referência que fornecerá informações importantes e parâmetros para comparações de resultados.

 

icones_tiresuasduvidas

 

 

 

Tire todas as dúvidas durante a consulta
Não tenha vergonha. É seu direito saber exatamente o que acontece com você, se precisará de tratamento, quais são os sintomas, o que causam, tipos de terapia, tempo estimado de tratamento, entre outras dúvidas. Entender a caligrafia do médico, às vezes, pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, se preciso, anote os nomes dos medicamentos prescritos, mesmo que tenha a receita. Não volte para a casa com dúvidas.

 

OTIMIZAÇÃO DE EXAMES

Você passou por uma consulta com um pneumologista, e o cardiologista pediu hemograma completo na mesma época. Faça apenas um exame e compartilhe os resultados com todos os médicos. Sempre que possível, tente aproveitar seus exames. Assim, você utiliza seu plano de forma consciente e escapa de alguns procedimentos que podem trazer desconforto.

Hemograma

 

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

altere

 

 

Pratique atividade física
Viver com saúde significa adotar hábitos que trarão benefícios de curto, médio e longo prazos. Não fumar, beber com moderação e praticar atividades físicas são comportamentos indispensáveis na rotina de quem quer viver mais e melhor. Comece devagar, no seu ritmo, e procure atividades que lhe proporcionem prazer, como dança, artes marciais, hidroginástica, Yoga e outros tipos de exercício. O importante é se mexer. Conte com a orientação de um profissional especializado.

 

garfo

 

Faça escolhas inteligentes na hora de se alimentar
Adote uma dieta balanceada, pense sempre antes de escolher o que vai entrar na despensa e na geladeira. Procure consumir alimentos com baixo teor de gordura e de açúcar e, quando pensar em exagerar, experimente novas opções. Nada de trair a dieta por uma porção de batatas fritas, que você já conhece bem. Opte sempre por saladas e carnes magras, saboreie os alimentos e procure reservar um tempo para fazer suas refeições com calma. Outra dica importante é consumir itens da estação. Além de mais baratos, eles são mais ricos em nutrientes. Caso tenha dúvidas, um papo com o nutricionista pode ajudar muito.

 

coracao

 

 

Faça exames preventivos conforme orientação médica
É muito comum procurarmos atendimento de emergência para problemas que já vínhamos observando. Porém, prevenir ainda é a melhor forma de se cuidar e tornar os tratamentos mais eficazes. Consulte o médico ou dentista de sua confiança tanto para as avaliações de rotina quanto para as situações inesperadas. É importante ter alguém que conheça a sua história e condição de saúde. Faça todos os exames solicitados pelo profissional e tenha o costume de guardar os mais recentes.

 

boliche

 

 

 

Divirta-se
Sabemos que a vida está cada vez mais acelerada, com menos tempo para o lazer, a família e os amigos. Mas cuidar de você também significa “se dar um tempo” e deve ser uma prioridade, assim como uma consulta médica marcada com antecedência. Respire, aproveite o contato com a natureza em atividades ao ar livre. Reserve um tempo para a leitura, exercite o raciocínio com palavras-cruzadas e jogos de lógica. Escolha relaxar sozinho ou ao lado de quem ama, mas relaxe. Viver com qualidade ainda é o melhor remédio.