Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Notícias

Sua empresa está ajudando a melhorar sua qualidade de vida?

Homem entre qualidade de vida no trabalho e o dinheiro

Para manter a saúde e a qualidade de vida de seus colaboradores, as empresas contratantes de planos de saúde têm investido cada vez mais em programas de saúde e bem-estar e, com isso, melhoram a produtividade interna e a vida externa de seus funcionários.

Dessa maneira, as empresas esperam também controlar os custos médico-hospitalares que, nos últimos dois anos, cresceram 21%, segundo pesquisa da Mercer Marsh Benefícios, líder em corretagem de seguros e gerenciamento de riscos.

Só em 2017, as empresas investiram R$ 271,21 por colaborador e 38% delas pretendem ampliar os investimentos nos próximos 24 meses.

Os programas se concentram em três grandes eixos: crônicos, atividade física e cuidados com saúde mental. Das 690 empresas pesquisadas, 21% fazem mapeamento do perfil de saúde e de casos crônicos, sendo que 73% é anual, 17% é a cada dois anos e, apenas, 10% o mapeamento é semestral.

Em relação à atividade física nas empresas, 56% tem convênios com academia, 46% tem grupo de corrida dentro das empresas, outros 31% possuem planos de atividade física e 41% oferecem mais da metade da mensalidade.

O cuidado com a saúde emocional dos funcionários também tem sido o foco das empresas. 41% delas tem algum programa voltado para a saúde mental e 67% já instalaram salas de descompressão, ou seja, ambientes em que as pessoas podem passar um tempo fora da estação de trabalho e relaxarem, conseguindo assim, retornarem ao trabalho com mais vigor.

As operadoras de planos de saúde também promovem programas de promoção e prevenção à saúde no sentido de proporcionar aos seus beneficiários e colaboradores maior qualidade de vida.

Por exemplo, a Amil Assistência Saúde possui três programas: o Programa Viver Bem, com foco na promoção do bem-estar em saúde, carreira, conexões e finanças; o Programa Mamãe e Bebê, o qual apoia gestantes colaborada ou dependente do colaborador; e o Programa Gestão em Saúde, que personaliza o plano de saúde do colaborador de acordo com suas necessidades e perfil de utilização.

Já a Bradesco Saúde possui o programa Juntos pela Saúde que engloba várias iniciativas de promoção e prevenção à saúde de seus colaboradores e de seus clientes. Nele é possível avaliar os fatores de riscos de doenças, no sentido de ampliar o conhecimento, fornecer bem-estar e produtividade das empresas, o que ajuda no controle dos custos.

Outro programa bastante difundido é o Saúde Ativa, da SulAmérica, que desde 2002 vem oferecendo iniciativas de promoção à saúde, estímulos na melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças. Dividindo-se em dois grupos: o Gestão de Crônicos, que acompanha os beneficiários com equipes multidisciplinares; e o Idoso Bem Cuidado, com atendimento presencial voltado para os beneficiários a partir de 65 anos.