Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

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Guia da ANS ajuda o consumidor a escolher o melhor plano de saúde

Você já teve dúvidas em encontrar um plano de saúde que caiba no seu orçamento? A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reformulou o Guia ANS de Planos de Saúde, uma ferramenta que auxilia o consumidor na escolha do plano.

A nova atualização traz informações importantes ao consumidor na hora de escolher o plano de saúde que melhor atenda às suas necessidades, como também, lhe permite comparar até três produtos diferentes.

Quem estiver interesse em adquirir um plano de saúde, poderá encontrar na ferramenta de forma rápida e fácil:

  1. O tipo de contratação para pessoas físicas (individual/familiar); para associações, classistas ou setoriais e adesão de seus associados (coletivo por adesão); e, para empresas ou empresários individuais e adesão de seus empregados (coletivo empresarial).
  2. O tipo de cobertura assistencial do plano de saúde, ou seja, ambulatorial, hospitalar, obstetrícia e odontológico, ou a combinação de cada uma delas.
  3. A amplitude da área de cobertura assistencial do plano de saúde (municipal, estadual ou nacional).
  4. O tipo de acomodação do leito de internação (quarto particular ou enfermaria).
  5. O tipo de plano, se com coparticipação em que o beneficiário arca com parte do procedimento feito além do pagamento da mensalidade ou com franquia que é o valor estabelecido em contrato o qual a operadora não é responsável pela cobertura.
  6. A forma de definição de pagamento (pré-pagamento ou pós pagamento).
  7. Por fim, o intervalo de valores para a mensalidade em pré-pagamento que se deseja contratar.

Ajuda na Portabilidade de Planos de Saúde

Além dessa funcionalidade, o Guia da ANS também ajuda o beneficiário a realizar portabilidades de carências. As consultas realizadas na ferramenta tem um prazo de 5 dias de validade e geram um número de protocolo com todas as informações do plano selecionado.

Vale lembrar que o Guia ANS de Planos de Saúde não é uma ferramenta de contratação de planos, mas sim um dispositivo que auxilia o consumidor a escolher o melhor plano que se adeque a sua necessidade. Para futuras contratações, o consumidor deve procurar a operadora de plano de saúde.

Assista abaixo o tutorial disponibilizado pela Agência sobre a atualização: