Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Notícias

Não fique com dúvida, entre em contato com sua operadora

Em tempo que o consumidor está cada vez mais atento aos produtos e serviços que utilizam, as empresas operadoras de plano de saúde aproveitam essa demanda e investem cada vez mais em formas de se aproximar dessas pessoas através de seus canais de comunicações com seus beneficiários.

Por diversas vezes não damos conta de como podemos minimizar problemas e esclarecer dúvidas com apenas uma ligação ou envio de uma mensagem. As operadoras oferecem Serviços de Atendimento ao cliente (SAC) e as Ouvidorias, para que com esses serviços, os beneficiários tenham um melhor uso dos seus planos de saúde.

Pelo Serviço de Atendimento ao cliente (SAC), você pode entrar em contato com sua operadora por telefone, e-mail ou formulário no site da empresa. Nele, você pode tirar todas as suas dúvidas, expressar sua reclamação, suspender ou cancelar contrato ou serviço solicitado. O SAC é um canal de atendimento de primeira instância de comunicação.

Como funciona?

Ao entrar em contato com o SAC, você recebe um protocolo de atendimento para acompanhamento da sua solicitação quando for relacionado a cobertura assistencial.

Geralmente, quando não atendidas de forma imediatas, as operadoras tem até 5 dias úteis para responder a solicitação. Além disso, você pode solicitar reanálise do pedido e pedir essas informações por escrito em até 24 horas.

Os atendimentos presenciais funcionam nos horários comerciais e em dias úteis. As operadoras de pequeno porte, exclusivamente odontológicas, filantrópicas e de autogestão, não são obrigadas a disponibilizadas esse tipo de atendimento.

Ouvidorias

As Ouvidorias são um tipo de serviço em segunda instância e trabalham de forma independente. Elas funcionam quando sua solicitação não foi resolvida ou esclarecida pelo SAC, você pode entrar em contato com este órgão. É nela que são tratadas questões mais complexas, sendo assim, a Ouvidoria deve fornecer respostas concludentes.

É muito importante que você guarde o protocolo de atendimento toda vez que entrar em contato com o SAC. Caso não saiba o contato das Ouvidorias de sua operadora, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), disponibiliza em seu site todas as formas de contato (clique aqui).