Novidades do setor » Artigos

Como fazer bom uso do plano de saúde no Carnaval?

O Carnaval, por ser um feriado prolongado em que muitos viajam ou passam muitas horas nas ruas curtindo os blocos, é uma temporada que exige diversos cuidados com a saúde. Manter-se hidratado, evitar certos tipos de alimentos e usar filtro solar são alguns deles.

Durante a semana de intensa folia, emergências de hospitais e clínicas de todo o Brasil registram aumento expressivo no número de atendimentos. Muitos são os motivos que levam a este crescimento: desidratação em função do calor intenso, alimentação inadequada, acidentes, intoxicações, lesões ortopédicas, infecções típicas do verão e excesso de bebidas alcoólicas.

Em razão da alta demanda, muitos hospitais se preparam para essa época do ano, promovendo ações e orientando a equipe para fazer a triagem e realizar o atendimento de maneira eficaz.

Beneficiários de planos de saúde podem contar com a rede de atendimento nos casos de necessidade. Para evitar problemas no atendimento do hospital ou clínica, leve sempre consigo a carteirinha do plano de saúde e um documento com foto.

Urgência X Emergência

Embora urgência e emergência sejam conceitos diferentes, ambos se referem a atendimentos que devem ser resolvidos de forma rápida e compatíveis com a gravidade da situação.

Por isso, em caso de necessidade desse atendimento durante a carência do plano contratado, é importante que o registro médico do paciente especifique a particularidade da assistência (urgência ou emergência). Assim, ficará registrado para sua operadora se você se encontra no requisito legal para receber a cobertura do atendimento.

Quais são os prazos de carência?

Se o seu plano foi contratado recentemente, você pode estar cumprindo o prazo de carência. Informe-se com sua operadora.

Conheça os prazos máximos de carência que podem ser exigidos:

  • Urgência e Emergência: 24 horas
  • Consultas/Exames/Internações/Cirurgias: 180 dias
  • Parto feito até 37ª semana de gravidez (pré-termo): 180 dias
  • Parto feito a partir da 37ª semana de gravidez (a termo): 300 dias

Você, consumidor, deve ter consciência do uso responsável dos serviços. Estabeleça uma boa comunicação com a sua operadora. Esta é a melhor forma de utilizar seu plano de saúde com responsabilidade!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Compartilhar

Vídeos

A Prótese e o Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 4 – Websérie

A Prevenção contra o Desperdício | Ligados no Plano Epi. 6 – Websérie

Absenteísmo

Notícias / Artigos

Você já ouviu falar em Mutualismo?

9 de julho de 2019

Quem utiliza planos de saúde precisa saber o que é Mutualismo e sua importância na sustentabilidade da Saúde Suplementar!

+ Saiba mais

O QUE SÃO AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E PORTA DE ENTRADA DAS OPERADORAS DE SAÚDE?

26 de junho de 2019

Confira o destaque da semana e informe-se sobre a razão da existência dessas práticas!

+ Saiba mais

Judicialização da saúde: causas, consequências e soluções

17 de junho de 2019

Segundo o Ministério da Saúde, gastos com demandas judiciais somaram mais de R$5 bilhões, em um período de oito anos.

+ Saiba mais