Novidades do setor » Artigos

Como prevenir doenças típicas de outono?

Estação marcada pelo fim do calor excessivo do verão, o outono é conhecido por noites agradáveis e frescas. No entanto, é nesta época que ocorrem quedas bruscas de temperatura, períodos de chuvas, vento e frio que deixam o organismo vulnerável. A poluição atmosférica e a baixa umidade do ar também contribuem para rápida proliferação de vírus e bactérias, ocasionando diversos tipos de doenças típicas da estação.

Neste período do ano, é comum ver consultórios, postos de saúde e salas de pronto atendimento lotados. As pessoas buscam tratamento para viroses, infecções bacterianas e alergias respiratórias. Algumas pessoas são mais sensíveis às variações térmicas. Pacientes com problemas de baixa imunidade (imunodeprimidos), crianças e idosos merecem cuidado especial, a fim de evitar complicações como pneumonia e outros males.

É fundamental que alguns hábitos sejam seguidos para prevenir os problemas de saúde comuns dessa estação. Entenda por que a baixa na temperatura exige atenção redobrada na manutenção da saúde!

Por que a mudanças climáticas afetam nossa saúde?

O outono é a transição entre o verão e o inverno, por isso tem características climáticas de ambas as estações. A principal delas é a mudança de temperatura e das condições do tempo, com ventos frios e clima mais seco. Com isto, há uma maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados. A falta de ventilação faz com que vírus, bactérias e fungos – agentes causadores das doenças típicas da estação – sejam facilmente transmitidos, causando uma “onda” de viroses, resfriados, gripes, rinites e outros problemas de saúde.

Atitudes simples podem evitar a proliferação de diversas doenças sazonais. Cuidar da saúde diariamente é sempre o melhor caminho para você aproveitar a estação mais agradável do ano sem dores no corpo, febre, tosses ou espirros!

Continue acompanhando o Plano de Saúde: O que Saber e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Compartilhar

Vídeos

Gravidez no Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 2 – Websérie

Pesquisa Longevidade: Idosos e Plano de Saúde – Conheça a História de Dona Malba

Quem Faz as Contas, Tem Plano de Saúde

Notícias / Artigos

Judicialização da saúde: causas, consequências e soluções

17 de junho de 2019

Segundo o Ministério da Saúde, gastos com demandas judiciais somaram mais de R$5 bilhões, em um período de oito anos.

+ Saiba mais

VOCÊ CONHECE O ROL DE PROCEDIMENTOS DA ANS?

10 de junho de 2019

Você conhece o Rol de Procedimentos da ANS? Acesse o artigo da semana e confira!

+ Saiba mais

Todos juntos para prevenir dengue, zika e chikungunya

5 de junho de 2019

Confira o artigo e saiba como se proteger!

+ Saiba mais