Novidades do setor » Artigos

Dengue, Zika e Chikungunya: Quais exames são cobertos pelo planos de saúde?

Escolhendo com Inteligência o plano de saúde

Com a chegada do verão, a população brasileira se mobiliza na luta para acabar com focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika, podendo causar microcefalia em bebês. Todo mundo sabe que é melhor eliminar o foco do mosquito do que sofrer as consequências da doença.

Mas, no caso de adoecer, os beneficiários de planos de saúde podem contar com um atendimento seguro. É importante saber quais exames e procedimentos, relacionados às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, têm cobertura dos planos de saúde. Segue abaixo a cobertura de cada um.

Dengue

Tanto os testes rápidos como a sorologia Elisa (IgG e IgM) têm cobertura obrigatória prevista no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Outros exames complementares também podem ser utilizados para o diagnóstico da dengue e são cobertos pelos planos, como: hemograma, contagem de plaquetas, prova do laço, dosagem de albumina sérica e transaminases, além de radiografia de tórax, ultrassonografia de abdome e outros exames, conforme necessidade (glicose, ureia, creatinina, eletrólitos, gasometria, TPAE e ecocardiograma).

Chikungunya

A sorologia Elisa (IgG e IgM) tem cobertura obrigatória prevista no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Zika

Os exames devem ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação congênita sugestiva de infecção pelo zika. Os exames previstos são o PCR (Polymerase Chain Reaction), para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.

Tratamento da Dengue, Chikungunya e Zika

Vale ressaltar que o tratamento clínico para essas doenças – dengue, chikungunya e zika – baseia-se no controle dos sinais e sintomas das doenças. Se houver necessidade de internação, também poderá ser coberto pelos planos de saúde, conforme segmentação contratada.

Compartilhar

Vídeos

Pacto Intergeracional

A Prótese e o Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 4 – Websérie

Saúde Sem Complicação

Notícias / Artigos

Você já ouviu falar em Mutualismo?

9 de julho de 2019

Quem utiliza planos de saúde precisa saber o que é Mutualismo e sua importância na sustentabilidade da Saúde Suplementar!

+ Saiba mais

O QUE SÃO AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E PORTA DE ENTRADA DAS OPERADORAS DE SAÚDE?

26 de junho de 2019

Confira o destaque da semana e informe-se sobre a razão da existência dessas práticas!

+ Saiba mais

Judicialização da saúde: causas, consequências e soluções

17 de junho de 2019

Segundo o Ministério da Saúde, gastos com demandas judiciais somaram mais de R$5 bilhões, em um período de oito anos.

+ Saiba mais