Novidades do setor » Doenças e Campanhas
Reumatismo: uma doença que pode ser evitada

Alimentos ricos em cálcio e exercícios físicos ajudam na prevenção
Por muito tempo, a palavra reumatismo foi atribuída a inflamações das articulações, dos músculos, ligamentos e tendões. Hoje, sabe-se que o grupo de enfermidades é muito mais extenso que esse. Pelo menos 250 doenças reumáticas são conhecidas. Em algumas, inclusive, o sistema imunológico é envolvido, com comprometimento de órgãos como coração, rins e cérebro.
As causas e os tratamentos do reumatismo são muito diferentes. Por esse motivo, é importante que o diagnóstico seja feito por um especialista, que prescreverá o tratamento adequado. Muitos males reumáticos têm evolução crônica e exigem cuidado prolongado, às vezes, à base de anti-inflamatórios e cortisona.
O diagnóstico precoce é a melhor solução para evitar o agravamento da doença e suas complicações, que podem gerar até a incapacidade para determinadas funções. O reumatismo acomete pessoas de todas as idades, inclusive crianças e jovens. Um dos principais sintomas é a dor, geralmente aguda. Veja alguns exemplos das doenças reumáticas mais conhecidas:
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Artrite reumatoide
- Esclerose sistêmica
- Doença de Sharp
- Osteoporose
- Osteoartrose
Alterações na urina, com presença de sangue e de proteína também são sinais que podem levar ao diagnóstico de algum tipo de doença reumática. Posteriormente a essa fase, o quadro pode ser agravado, levando ao inchaço nas juntas e inflamações nos músculos.
A boa notícia é que é possível prevenir o aparecimento da doença, e as dicas são simples:
- Alimentação muito rica em cálcio
- Evitar o fumo
- Moderar na ingestão de álcool e de cafeína
- Praticar regularmente atividades físicas
Fontes:
Sociedade Brasileira de Reumatismo
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais