Novidades do setor » Artigos

Mutualismo, a engrenagem da Saúde Suplementar

aperto de mão simbolizando o mutualismo das pessoas

Um dos princípios fundamentais para o setor de Saúde Suplementar e sua manutenção é o mutualismo. Talvez, você ainda não tenha ouvido sobre esse conceito e também, não imagina que seja possível uma única pessoa custear todas as despesas de procedimentos médicos. Por exemplo, o gasto médio de uma internação pode chegar a R$ 8 mil reais, segundo dados do Mapa Assistencial de 2017, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Há empresas especializadas e autorizadas pelo governo a organizarem os planos e seguros de saúde. Assim, os custos são compartilhados uns com os outros e o mutualismo sustenta todo o setor. Mas afinal, o que é isso?

Mutualismo é a contribuição de um grupo para o benefício de cada um; um sistema que gera um fundo de reserva, de onde saí todo recurso necessário para pagar os custos de uma eventual necessidade de assistência médica de algum mantenedor do fundo. Esse modelo de contribuição garante a eficiência desse sistema.

Já o chamado Pacto Intergeracional é quando os beneficiários de planos de saúde mais jovens investem um pouco mais do que seu custo médio em sua faixa-etária, a fim de que os idosos consigam permanecer no plano. Essa é a roda que move o setor de Saúde Suplementar, os idosos de hoje foram os jovens de ontem.

Caso você não saiba, os planos de saúde são organizados em dez faixas-etárias: 0 a 18 anos; 19 a 23 anos; 24 a 28 anos; 29 a 33 anos; 34 a 38 anos; 39 a 43 anos; 44 a 48 anos; 49 a 53 anos; 54 a 58 anos; 59 anos ou mais.

Na medida em que o tempo passa, as mensalidades são reajustadas levantando também em conta o risco que cada pessoa possui dentro da sua faixa-etária, mantendo o equilíbrio e a sustentabilidade do setor.

Dessa forma, é preciso ter em mente que a forma de vida que levamos hoje implicará em como viveremos amanhã, tanto no uso consciente do plano de saúde como também no estilo de vida.

Compartilhar

Vídeos

Reajuste no Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 3 – Websérie

Absenteísmo

Prevenção

Notícias / Artigos

Telemedicina: entenda a regulamentação do atendimento médico pela Internet

15 de fevereiro de 2019

Em 13 de dezembro de 2018, o Conselho Federal de Medicina – CFM, órgão oficial que regula a atividade dos

+ Saiba mais

Cidadania em ação: saiba mais sobre a RESOLUÇÃO 439 de 2018 da ANS

5 de fevereiro de 2019

Entenda a norma administrativa que modifica o processo de atualização periódica do rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar.

+ Saiba mais

Como Entender o Aumento das Mensalidades de Planos de Saúde | Versão 3

29 de janeiro de 2019

Nós, representantes das operadoras, reconhecemos as dificuldades dos brasileiros para contratar e manter planos de saúde. A questão é: O que

+ Saiba mais