Novidades do setor » Artigos

Gravidez: quando contratar um plano de saúde

gravidez e o guia da gestante

Aumentar a família é plano de muitos casais e requer planejamento em várias áreas, principalmente quando o projeto inclui que o parto seja realizado no setor privado de saúde. Diante desta opção, é importante contratar a cobertura antes da concepção, a tempo de cumprir a carência. Para parto a termo, o prazo é de 300 dias. Se o contrato for fechado posteriormente à confirmação da gravidez, a futura mamãe só aproveitará as coberturas do plano ou seguro parcialmente.

A amplitude da cobertura é decidida pela beneficiária, no momento da contratação. A integral, por exemplo, dá direito a procedimentos ambulatoriais, consultas, exames, internações e parto. Trata-se de escolher plano ambulatorial + hospitalar com obstetrícia. Caso o interesse seja apenas pelos serviços de internação e parto, a alternativa é hospitalar com obstetrícia.

A acomodação hospitalar também é definida no momento da contratação. No plano com enfermaria, a parturiente ocupará leito em quarto compartilhado, diferentemente do quarto privativo, que é de uso exclusivo de um paciente.
É possível pedir reembolso?

Se quiser ter direito ao reembolso em todos os tipos de procedimento, terá que optar por um plano com rede livre escolha. Nesta opção, além de contar com a rede referenciada do plano, a beneficiária pode escolher profissional de saúde e estabelecimento não vinculados à rede e solicitar o reembolso à operadora. Mas fiquem atentos:o valor do reembolso das despesas será feito de acordo com a cobertura e os limites estabelecidos em contrato.

Abrangência geográfica

O plano ou seguro de saúde pode ter cobertura nacional, estadual, por grupo de estados, municipal ou por grupo de municípios. Ao contratá-lo é preciso avaliar criteriosamente a rede credenciada ou referenciada, para verificar se atende às necessidades da pessoa, família ou grupo que será admitido no plano.

Guia da FenaSaúde orienta futuras gestantes

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) desenvolveu o Guia da Gestante, que esclarece as principais questões sobre coberturas – da gestação ao nascimento do bebê. O conteúdo também é voltado às mulheres que pretendem adotar uma criança.

De fácil entendimento, o material pode ser obtido gratuitamente, por download, no site http://www.fenasaude.org.br/fenasaude/publicacoes/

Fonte: Guia da Gestante

Você sabe como utilizar seu plano de saúde? Conheça as regras que regem os contratos no Guia do Consumidor Plano de Saúde – O que Saber.

Compartilhar

Vídeos

Reajuste no Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 3 – Websérie

A Escolha do Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 1 – Websérie

A Prótese e o Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 4 – Websérie

Notícias / Artigos

Judicialização da saúde: causas, consequências e soluções

17 de junho de 2019

Segundo o Ministério da Saúde, gastos com demandas judiciais somaram mais de R$5 bilhões, em um período de oito anos.

+ Saiba mais

VOCÊ CONHECE O ROL DE PROCEDIMENTOS DA ANS?

10 de junho de 2019

Você conhece o Rol de Procedimentos da ANS? Acesse o artigo da semana e confira!

+ Saiba mais

Todos juntos para prevenir dengue, zika e chikungunya

5 de junho de 2019

Confira o artigo e saiba como se proteger!

+ Saiba mais