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Informe-se sobre o plano de saúde

Plano de Saúde: Dicas para Usar Bem o seu Plano de Saúde

Você conhece todos os canais de comunicação que a operadora do seu plano ou seguro de saúde oferece?  Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), portal institucional e Ouvidorias se destinam a orientar os beneficiários e receber consultas, com a finalidade de sanar dúvidas e solucionar eventuais problemas.

A instituição de Ouvidorias – regra que já era praticada por seguradoras especializadas em saúde, por regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), e por operadoras de grande porte – tornou-se obrigatória para todas as operadoras, em 2014, segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). E o consumidor só tem a ganhar com essa iniciativa.

Informar-se é o melhor meio para sanar dúvidas, entender o que o plano de saúde oferece e o que foi acordado no momento da contratação: tipos de coberturas, rede credenciada, abrangência geográfica, além de dúvidas sobre pagamentos e reembolso. Como o consumidor deve agir, em caso de problemas ou dúvidas pontuais?  Veja a seguir os passos que devem ser  seguidos:

1- Entre em contato com o SAC da sua operadora

Pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), disponível por telefone, o beneficiário pode obter informações e esclarecer dúvidas. Esta é a primeira instância de comunicação. Algumas dúvidas comuns:

  • Cobertura e rede credenciada
  • Autorização de exames e procedimentos
  • Reembolso
  • Carteirinha e guia orientador de rede
  • Informações sobre mensalidades

2- Ouvidoria

Quando um eventual problema não é resolvido ou uma dúvida não é esclarecida no SAC, o beneficiário pode entrar em contato com a Ouvidoria, estabelecida pela Resolução Normativa 323 – unidade de segunda instância, que, funciona de forma independente do SAC, com a finalidade de assegurar a transparência do processo. A Ouvidoria trata de questões mais complexas e deve sempre fornecer respostas conclusivas.

3- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

A ANS também oferece uma série de informações sobre o segmento e o funcionamento das operadoras de planos de saúde. A Agência pode ser consultada pelo telefone 0800 701 9656 ou pelo site www.ans.gov.br.

Dica importante:

Anote e guarde os protocolos de atendimento sempre que se comunicar com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Esta medida é importante para que o histórico seja recuperado, agilizando o atendimento e a solução da questão.

Fonte:

Guia do Consumidor: Plano de Saúde – O que sabe

 

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