Novidades do setor » Artigos

Modelo de Atenção Primária à Saúde agrada à maioria dos beneficiários da Bradesco Saúde.

O editor de videotape Ricardo Rocha Marques, 39 anos, queria parar de fumar. Tentou cinco vezes, sozinho, mas o máximo que conseguiu foi ficar três meses sem os cigarros. Consciente de que aqueles dois maços por dia trariam consequências cedo ou tarde, ele decidiu ouvir os conselhos da mulher e procurou a Meu Doutor Novamed, clínica oferecida pelo plano empresarial Bradesco Saúde.

Escolheu a unidade de acesso mais fácil: a da Avenida Paulista, servida por dezenas de linhas de ônibus e localizada a poucos metros de uma estação de metrô. Na clínica, achou que seria atendido por um pneumologista, mas quem o recebeu foi uma médica de família. Uma novidade que já faz diferença na saúde dele. Graças ao tratamento orientado por ela, com uso de medicação, Ricardo está há mais de um ano sem fumar.

“Gostei muito da médica e da forma como ela me apoiou nas minhas recaídas”, diz. Ele conta que ainda sente vontade de fumar e tem medo de voltar ao cigarro, em um momento de tensão ou caso sofra alguma perda. Orientado pela médica de família, Ricardo passou por algumas sessões de psicoterapia. Tudo no mesmo endereço, onde também realiza coletas de sangue, pode ser atendido por outros especialistas e até realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, se um dia for necessário.

A Meu Doutor Novamed se tornou a referência de Ricardo para qualquer questão de saúde, mas o vínculo mais genuíno quem soube estabelecer foi a médica de família Andrea Fernandes Costa Tchobnian. “Se ela sair da clínica um dia, vou querer continuar sendo atendido pela doutora onde ela estiver”, diz Ricardo. Há três anos na empresa, Andrea atua com atenção primária há 12 anos. Entre as vantagens de exercer a especialidade na saúde suplementar, Andrea cita a oportunidade de ter os recursos necessários para, de fato, promover saúde e qualidade de vida em vez de apenas tratar doenças. Ela se diz feliz por ter escolhido a medicina de família em vez de qualquer outra especialidade. “Quem começa a atuar nessa área, logo se apaixona. Não há rotina e, a cada dia, aprendemos uma coisa diferente”, afirma. “Lidamos com pessoas e histórias. Não só com doenças”.

Entre os resultados de saúde observados na população que adotou o modelo, a empresa cita melhorias no controle do diabetes e do tabagismo. Graças ao prontuário eletrônico, um sistema integrado entre todas as unidades, o histórico do paciente se torna acessível a qualquer profissional – o que facilita o acompanhamento médico e a vida do beneficiário se ele precisar ser atendido em outro endereço. Além de reduzir o número de pedidos de exames já realizados.

Criada em 2015, a Meu Doutor Novamed é uma empresa da Bradesco Seguros. Com quatro unidades em São Paulo (Paulista, Lapa, Santana e Tatuapé), uma unidade em Osasco e uma unidade em Santo André, ela privilegia o atendimento primário, personalizado e resolutivo. Nessas clínicas, os clientes da Bradesco Saúde e da Mediservice (um total de 3,6 milhões de segurados) têm acesso às seguintes especialidades: medicina de família, cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, urologia e geriatria.

O corpo clínico é contratado como pessoa jurídica, com pagamento por hora – e não pelo número de pacientes. A cada hora, o médico atende duas ou três pessoas, no máximo. O beneficiário pode agendar consultas com qualquer especialidade disponível na Meu Doutor Novamed. “Não trabalhamos com o médico de família como um centralizador porque essa é uma especialidade que vem ganhando seus louros nos últimos três anos. A maioria dos pacientes ainda não a conhece”, diz a enfermeira Aline Thomasi, superintendente de operações da rede de clínicas Meu Doutor Novamed.

Um exemplo prático do que acontece na clínica: se um diabético dependente de insulina passa pelo endocrinologista e a doença fica sob controle, o paciente é encaminhado para acompanhamento com o médico de família. “Fazemos uma centralização de forma inversa”, diz Aline. “Desta forma, as pessoas começam a tomar contato com a medicina de família”. Oferecido de forma opcional aos segurados, o modelo de APS é aprovado pela maioria dos que o conhecem. Dos pacientes atendidos nas clínicas, 99% dizem que indicariam a Meu Doutor Novamed aos familiares.

O sucesso das primeiras quatro unidades (mais de 270 mil consultas realizadas desde 2015) levou a Bradesco Seguros a investir R$ 120 milhões em clínicas de família. O plano de expansão prevê a criação de 26 novas unidades no Rio de Janeiro, na Bahia, em Minas Gerais, no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. Ao mesmo tempo, a fórmula tem sido adaptada de acordo com a demanda de companhias interessadas em manter um serviço desse tipo dentro de suas dependências. Na versão In Company, a Meu Doutor Novamed oferece um modelo misto, onde é possível realizar consultas eletivas e, também, atender à livre demanda dos funcionários. Esse modelo já funciona em quatro empresas. Outras oito estão em processo de negociação.

“Um dos maiores desafios do mercado da saúde é entender que o foco das unidades de atenção primária não pode ser o lucro financeiro”, diz Aline. “O nosso objetivo é fazer a melhor medicina e, com isso, cuidar da saúde dos beneficiários e reduzir a sinistralidade”. A estratégia de APS não se limita às clínicas. Por meio do programa Juntos pela Saúde, a operadora faz um acompanhamento dos beneficiários (hipertensos, gestantes etc) de companhias interessadas nesse serviço. É uma forma de conhecer melhor os segurados e evitar idas desnecessárias ao pronto-socorro ou a diversos especialistas. Atualmente 50 empresas fazem parte do programa, que deve ser expandido nos próximos anos.

 

Compartilhar

Conteúdo relacionado

Lei nº 9.656/98 dos Planos de Saúde

Lei dos planos de saúde completa 20 Anos

Calculo da mensalidade dos planos de saúde

Novos rumos para o sistema de saúde suplementar

Aplicativos de plano de saúde

Aplicativos de plano de saúde, o seu plano tem?

Vídeos

A Judicialização | Ligados no Plano Epi. 5 – Websérie

2º Fórum da Saúde Suplementar

Absenteísmo

Notícias / Artigos

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza vai até o dia 31 de maio

20 de maio de 2019

A vacina produzida para a campanha de 2019 teve mudança em duas das três cepas que a compõem, e protege

+ Saiba mais

Mecanismos de regulação em Saúde Suplementar: um guia completo

13 de maio de 2019

Os planos e seguros saúde podem utilizar dois tipos de mecanismos de regulação: os assistenciais e os financeiros. Acesse o

+ Saiba mais

Modelo de Atenção Primária à Saúde agrada à maioria dos beneficiários da Bradesco Saúde.

6 de maio de 2019

Operadora privilegia o atendimento primário, personalizado e resolutivo.

+ Saiba mais