Novidades do setor » Eventos

Seminário discute evolução de custos da Saúde

Calculo da mensalidade dos planos de saúde

Insper e PwC divulgarão estudo inédito com números do setor privado

A alta acelerada das despesas com assistência à saúde dos brasileiros – e os fatores que a impulsionam na cadeia produtiva do setor privado – será tema do seminário Internacional: Evolução dos Custos na Saúde Suplementar, hoje, no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento, que reunirá especialistas em economia e saúde, tem apoio da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Na ocasião, o Insperdivulgará estudo inédito com análise sobre o comportamento dos custos da saúde no Brasil. Especialistas da PwC farão uma análise da adoção do sistema DRG (Diagnosis Related Groups) em outros países, especialmente na África do Sul, e sobre como este modelo contribui para a sustentabilidade do setor.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que o número de beneficiários de planos e seguros de saúde vem crescendo continuamente. De dezembro de 2013 a dezembro de 2014, somente na faixa de 59 anos ou mais de idade, a adesão de beneficiários aumentou a uma taxa duas vezes superior à registrada no intervalo de idade ativa (19-58 anos). Essa expansão ocorreu tanto nos planos individuais (4,5%) quanto nos coletivos empresariais (6,0%), oferecidos pelas empresas e organizações a seus funcionários e colaboradores.

A pressão dos custos sobre as mensalidades dos planos é muito superior à inflação geral de preços, em razão de diversos fatores – o aumento da frequência de uso dos recursos médicos; a acrítica incorporação de novas tecnologias; a judicialização que concede vantagens extracontratuais a uma pequena parcela de cidadãos; as distorções e irregularidades que corroem os recursos financeiros dos planos de saúde são alguns.

A importância da Saúde Suplementar para a economia nacional

A Saúde Suplementar – em seu conjunto – movimenta mais de R$ 107 bilhões ao ano, em pagamentos de internações clínicas e cirúrgicas, terapias de toda ordem, exames e consultas médicas. Mais de 25% da população brasileira são usuários de planos médicos privados – e acima de 10% são beneficiários de planos exclusivamente odontológicos.

Em dezembro de 2014, o mercado de Saúde Suplementar alcançou 72,2 milhões de beneficiários, com expansão de 3,4% em relação ao registrado em igual período de 2013. No ano, os planos de assistência médica se expandiram em 2,5%, e os odontológicos, 5,6%. Em 2013, o crescimento foi de 3,4% e 6,6%, respectivamente. E em 2012, de 3,8% e 12,3%.

Serviço:

Seminário Internacional: Evolução dos Custos na Saúde Suplementar

Data: Hoje,28 de maio, às 9h (coffee break às 8h)

Endereço: Hotel Renaissance, Sala Amazonas, Alameda Santos, 2233, São Paulo

Compartilhar

Vídeos

Pacto Intergeracional

Absenteísmo

A Escolha do Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 1 – Websérie

Notícias / Artigos

Judicialização da saúde: causas, consequências e soluções

17 de junho de 2019

Segundo o Ministério da Saúde, gastos com demandas judiciais somaram mais de R$5 bilhões, em um período de oito anos.

+ Saiba mais

VOCÊ CONHECE O ROL DE PROCEDIMENTOS DA ANS?

10 de junho de 2019

Você conhece o Rol de Procedimentos da ANS? Acesse o artigo da semana e confira!

+ Saiba mais

Todos juntos para prevenir dengue, zika e chikungunya

5 de junho de 2019

Confira o artigo e saiba como se proteger!

+ Saiba mais