Novidades do setor » Notícias

ANS ADERE CAMPANHA SOBRE SARAMPO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

enfermeira segurando seringa com vacina

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem estimulando as operadoras de planos de saúde a promover ações de conscientização e combate sobre o sarampo.

Essa movimentação por parte da Agência caminha junto com a campanha do Ministério da Saúde e propõe orientar os beneficiários de planos de saúde quanto a suspeita de casos da doença nas regiões onde moram.

Cabem às operadoras trazer aos seus beneficiários campanhas que reforcem a importância de saberem os principais sintomas do sarampo e a necessidade imunização, uma vez que o sarampo não tem cura e o combate se dá pela vacinação.

O Ministério da Saúde disponibiliza um Calendário Nacional de Vacinação em todos os postos de saúde durante todo o ano e, de forma gratuita, oferece as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Sarampo e seus sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa, de origem viral e contagiosa. Sua transmissão se dá pela fala, tosse e espirro, cuja prevenção é feita através de vacina. Os principais sintomas são:

  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Busque em sua operadora as informações necessárias sobre o sarampo e se, por ventura, precisar de auxílio médico, saiba que os exames de identificação, consultas médicas, atendimentos de emergência e outros procedimentos estão cobertos pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Compartilhar

Vídeos

Cuide dos números sem descuidar da sua saúde

Ligados no Plano: Teaser

A Prevenção contra o Desperdício | Ligados no Plano Epi. 6 – Websérie

Notícias / Artigos

Telemedicina: entenda a regulamentação do atendimento médico pela Internet

15 de fevereiro de 2019

Em 13 de dezembro de 2018, o Conselho Federal de Medicina – CFM, órgão oficial que regula a atividade dos

+ Saiba mais

Cidadania em ação: saiba mais sobre a RESOLUÇÃO 439 de 2018 da ANS

5 de fevereiro de 2019

Entenda a norma administrativa que modifica o processo de atualização periódica do rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar.

+ Saiba mais

Como Entender o Aumento das Mensalidades de Planos de Saúde | Versão 3

29 de janeiro de 2019

Nós, representantes das operadoras, reconhecemos as dificuldades dos brasileiros para contratar e manter planos de saúde. A questão é: O que

+ Saiba mais