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Guia do Consumidor completa um ano

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Guia do Consumidor tira dúvidas de beneficiários e orienta sobre o bom uso do serviço

Lançado no início de 2014 pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), o Guia do Consumidor Plano de Saúde – O que Saber completa um ano hoje, consolidando-se ferramenta indispensável aos atuais beneficiários de planos assistenciais privados e futuros usuários desse serviço. Com mais de 100 páginas, a publicação tem a finalidade de informar, clara e objetivamente, sobre a lei que rege o setor (Lei 9.656/98), as regras contratuais e a regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O livreto aborda temas como reajustes, tipos de planos de saúde, redes de atendimento, tipos de operadoras, como funcionam as carências, coberturas contratuais, portabilidade, entre outros.  O conteúdo foi reunido por Nadja Sampaio, jornalista com mais de 30 anos de profissão e pioneira na cobertura dos assuntos associados à defesa do consumidor.

O plano de saúde é a escolha de um número cada vez maior de brasileiros que buscam assistência médica de qualidade e diversa do atendimento prestado no segmento público. Seguros e planos de saúde foram idealizados para oferecer assistência de forma suplementar, sem que o cidadão tenha perda de direitos em relação à garantia pública. Logo, cada pessoa que recorre ao plano de saúde e deixa de utilizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) desonera o sistema público.

E esse universo de brasileiros é crescente. Em dezembro de 2014, o mercado de Saúde Suplementar alcançou 72,2 milhões de beneficiários, com expansão de 3,4% em relação ao registrado em igual período de 2013. No ano, os planos de assistência médica se expandiram em 2,5%, e os odontológicos, 5,6%.

As 25 operadoras de planos e seguros de saúde associadas à FenaSaúde reúnem 29,2 milhões de beneficiários de planos médicos e exclusivamente odontológicos, respondendo por 40,5% do total do setor (números consolidados até dezembro de 2014) – tendo aumentado sua base de beneficiários em 3,5% na comparação com o ano anterior.

As afiliadas vêm investindo amplamente na comunicação com o consumidor, projeto do qual fazem parte o Hotsite e a página no Facebook Plano de Saúde – O que Saber.  A versão digital do Guia do Consumidor Plano de Saúde – O que Saber, gratuita, está disponível para download no hotsite Plano de Saúde – O Que Saber

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