Novidades do setor » Notícias

90% dos idosos americanos estão satisfeitos com seus planos de saúde

Idosos estão satisfeitos com seus planos de saúde

Idosos americanos estão extremamente satisfeitos com a cobertura de seus planos de saúde. De acordo com um novo estudo feito pelo Grupo de Estratégia Global, encomendada pela America’s Health Insurance Plans (AHIP), nove a cada dez desses beneficiários estão satisfeitos com a cobertura adicional, e mais do que a metade (54%) recomendariam seus planos de saúde para um amigo ou familiar.

Nos Estados Unidos, os planos suplementares oferecem cobertura dos gastos próprios que não são cobertos pelo tradicional sistema de saúde (Medicare), tais como dedutíveis, seguro em grupo e pagamento mútuo. O estudo avalia o retorno do beneficiário sobre os valores, benefícios, serviços, e na qualidade geral do cuidado que eles recebem através desses planos.

As principais conclusões incluem:

  • Os beneficiários disseram estar mais satisfeitos com os serviços e benefícios cobertos por seus planos (93%) e com o processo de adesão e renovação de suas políticas (87% de satisfação);
  • Mais do que 90% concordam com as coberturas que os permitem se consultar com médicos e especialistas que eles conhecem e confiam; os protegem contra custos médicos inesperados e imprevisíveis; e os facilitam no gerenciamento com as despesas médicas e as documentações necessárias.
  • A maioria (91%) está preocupada, e mais da metade (53%) estão extremamente preocupados em perder o seguro financeiro se eles não forem capazes de receber os benefícios suplementares.

As conclusões completas do estudo, incluindo o retorno dos beneficiários, podem ser encontradas aqui.

Plano de saúde também faz diferença no bem-estar dos idosos brasileiros

Em outubro, a FenaSaúde divulgou a ‘Pesquisa Longevidade: Idosos e Planos de Saúde’, durante o 3º Fórum de Saúde Suplementar. Realizada pelo Datafolha com 1.110 entrevistados a partir dos 60 anos – com e sem plano de saúde – nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, o levantamento conclui que 64% dos idosos detentores de planos de saúde têm percepção de estado de saúde ‘Bom ou Ótimo’. Esse índice cai para 53% para os idosos que não dispõem do serviço.

Esse resultado soma-se ao índice de 70% de satisfação do idoso com seu plano de saúde também demonstrado na pesquisa, sendo que 53% estão satisfeitos com tudo. Para ter ideia, os beneficiários acima dos 60 anos têm, em média, seus planos há 19 anos e a maioria não pretende mudar de plano nos próximos seis meses, revela o levantamento.

O idoso que dispõe do serviço faz mais exames em relação a quem não tem o atendimento privado à saúde. Segundo o Datafolha, 51% dos beneficiários acima dos 60 anos na amostra faz, pelo menos, um exame a cada seis meses. Esse número cai para 39% para os idosos que não têm plano.

Em geral, 24% da população brasileira é coberta pelos planos de saúde. Na pesquisa, 37% dos idosos têm assistência privada, sendo que 50% acima da faixa etária dos 80 anos possui o atendimento.

Compartilhar

Vídeos

Absenteísmo

A Prótese e o Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 4 – Websérie

2º Fórum da Saúde Suplementar

Notícias / Artigos

Você já ouviu falar em Mutualismo?

9 de julho de 2019

Quem utiliza planos de saúde precisa saber o que é Mutualismo e sua importância na sustentabilidade da Saúde Suplementar!

+ Saiba mais

O QUE SÃO AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E PORTA DE ENTRADA DAS OPERADORAS DE SAÚDE?

26 de junho de 2019

Confira o destaque da semana e informe-se sobre a razão da existência dessas práticas!

+ Saiba mais

Judicialização da saúde: causas, consequências e soluções

17 de junho de 2019

Segundo o Ministério da Saúde, gastos com demandas judiciais somaram mais de R$5 bilhões, em um período de oito anos.

+ Saiba mais