Novidades do setor » Notícias

Planos cobrirão 21 novos procedimentos de saúde

Médico colhe amostra para exame

As operadoras de planos e seguros saúde passaram a incluir, desde 2 de janeiro, 21 novas coberturas obrigatórias no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Dentre as novidades, está o exame laboratorial para o diagnóstico rápido de Dengue e da febre Chikungunya, além da ampliação do número de consultas com fonoaudiólogo, fisioterapeutas e psicoterapeutas.

Os novos procedimentos são válidos para consumidores dos planos e seguros saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 e também para os beneficiários de planos adaptados à Lei nº 9.656/98.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) entende que esse processo de atualização é necessário, e suas associadas e os prestadores de serviços assistenciais estão preparados para cumprir o Rol. Mas é importante que a incorporação de novos procedimentos e tecnologias respeite a capacidade de pagamento da sociedade e seja rigorosa na adoção de critérios técnicos mundialmente aceitos para avaliação do custo-efetividade, custo-utilidade e custo-benefício.

O impacto dessas incorporações somente pode ser avaliado passado um ano de sua implementação. Só após esse prazo, as operadoras conseguem medir a demanda e os gastos decorrentes. No Brasil, existem hoje 50,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e outros 21,9 milhões de planos exclusivamente odontológicos.

Confira os 21 novos procedimentos do Rol:

1_novos procedimentos_interna 2_novos procedimentos_interna 3_novos procedimentos_interna

Compartilhar

Vídeos

A Importância da Diversidade e sua Correlação com o Seguro

A Tomada de Decisão sobre os Cuidados com a Sua Saúde

Saúde Sem Complicação

Notícias / Artigos

Você já ouviu falar em Mutualismo?

9 de julho de 2019

Quem utiliza planos de saúde precisa saber o que é Mutualismo e sua importância na sustentabilidade da Saúde Suplementar!

+ Saiba mais

O QUE SÃO AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E PORTA DE ENTRADA DAS OPERADORAS DE SAÚDE?

26 de junho de 2019

Confira o destaque da semana e informe-se sobre a razão da existência dessas práticas!

+ Saiba mais

Judicialização da saúde: causas, consequências e soluções

17 de junho de 2019

Segundo o Ministério da Saúde, gastos com demandas judiciais somaram mais de R$5 bilhões, em um período de oito anos.

+ Saiba mais