Novidades do setor » Notícias

Razões pela qual seu plano de saúde tem a ver com sua alimentação

Escolha entre boa alimentação e alimentação tóxica

Há quem diga que você é o que come. E uma alimentação saudável é sinônimo de boa saúde e qualidade de vida.

Só pra ter ideia, a obesidade é um problema que atinge um em cada cinco de brasileiros. Segundo dados da pesquisa Vigitel da Saúde Suplementar 2016, estudo realizado pelo Ministério da Saúde, a proporção de pessoas com obesidade cresceu 60% em dez anos, passando de 11,6% em 2006 para 18,9. No mesmo período, o excesso de peso cresceu 26,3%, passando de 42,6% e, 2006 para 53,8% em 2016

Tanto excesso de peso quanto obesidade é relacionado ao câncer, podendo desenvolver 13 tipos da doença. A cada 100 casos diagnosticados, 13 são atribuídos ao peso elevado.

Por isso, é preciso haver esforços concentrados para diminuição desse quadro e a principal arma é oferecer à sociedade informações que o levem a mudanças de estilo de vida. Além do trabalho com ações de prevenção e tratamento para que o paciente também não chegue à obesidade mórbida. Esse é papel de todos, inclusive da saúde suplementar.

Nesse sentido, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e empresas operadoras de seguros e planos de saúde possuem programas que os auxiliam com estudos sobre a doença e também os beneficiários na prevenção e no tratamento.

A ANS criou o Grupo Multidisciplinar para Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar com operadoras, prestadores de serviços, acadêmicos e associações, com a finalidade de promover entre os beneficiários dos planos de saúde melhorias e incentivos na atenção à saúde relacionada ao combate à obesidade e sobrepeso. O trabalho se divide em dois focos, o primeiro com ênfase na prevenção da obesidade em crianças e adolescentes; e o segundo, no tratamento em adultos.

As operadoras de planos de saúde também se mobilizaram com o tema e contam com programas e cartilhas para a promoção de orientação contra a obesidade. O grupo Amil possui a campanha “Obesidade Infantil Não”, com divulgação no YouTube e página no Facebook. O Bradesco Saúde disponibiliza cartilha sobre obesidade e também conta com o Programa Juntos pela Sáude com informações relevantes sobre prevenção de doenças e obesidade, entre outros assuntos.

O grupo NotreDame Intermédica promove palestras sobre nutrição e alimentação para pessoas com excesso de peso, e também conta com vídeo e cartilhas informativas. O grupo SulAmérica conta com o Consultor de Bem-Estar, objetivando capacitar os Segurados de forma personalizada a mudar os comportamentos que impactam em sua saúde e bem-estar, reduzindo os riscos a médio e longo prazo.

Para saber mais sobre os programas, visite o site de cada operadora.

Compartilhar

Vídeos

A Prótese e o Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 4 – Websérie

Reajuste no Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 3 – Websérie

Gravidez no Plano de Saúde | Ligados no Plano Epi. 2 – Websérie

Notícias / Artigos

Judicialização da saúde: causas, consequências e soluções

17 de junho de 2019

Segundo o Ministério da Saúde, gastos com demandas judiciais somaram mais de R$5 bilhões, em um período de oito anos.

+ Saiba mais

VOCÊ CONHECE O ROL DE PROCEDIMENTOS DA ANS?

10 de junho de 2019

Você conhece o Rol de Procedimentos da ANS? Acesse o artigo da semana e confira!

+ Saiba mais

Todos juntos para prevenir dengue, zika e chikungunya

5 de junho de 2019

Confira o artigo e saiba como se proteger!

+ Saiba mais