Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Notícias

Novos casos de sarampo mobilizam campanha de vacinação

Vacina para Sarampo

Durante todo esse mês de agosto, em todo o território nacional, o Ministério da Saúde está em campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, com o objetivo de vacinar mais de 11 milhões de crianças entre 1 e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).

Fique sabendo que a campanha nacional vai até o dia 31 de agosto. O Dia D de mobilização acontecerá no dia 18 de agosto em mais de 36 mil salas de vacinação. Na campanha, também participam as crianças que já se vacinaram antes.

Erradicada desde julho de 2015 quando o Brasil registrou o último caso de sarampo no Ceará, a doença voltou a atingir dois estados: Amazonas e Roraima. Para se ter ideia, de janeiro até agora, já foram encaminhadas mais de 700 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) a fim de realizar campanhas e os serviços de rotina.

Vale lembrar que em setembro de 2016, o Brasil havia recebido a certificação de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O que é e seus sintomas?

Causada por um vírus, a doença é contagiosa e transmitida através de tosse e secreções, de pessoa para pessoa e como se fosse uma gripe. Mas, você sabe quais são os sintomas mais comuns do sarampo?

Seus sintomas podem ser divididos em duas categorias: comuns e graves; podendo ocorrer febre e convulsões, infecções nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia.

Casos comuns

Irritação nos olhos;
Corrimento no nariz;
Manchas brancas na parte interna da bochecha;
Mal-estar;
Tosse persistente;
Manchas vermelhas na pele.

Casos graves

Lesão corporal;
Infecções no encéfalo.


Quem deve tomar a vacina contra o sarampo? 

Crianças de 12 meses até 9 anosAdolescentes e adultos até 49 anos
cinco crianças

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade

Uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).
pai, mãe e filho

Pessoas de 10 a 29 anos

Duas doses da vacina tríplice.
cinco crianças

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que não se vacinaram antes

Duas doses da vacina tríplice.
homem e mulher adultos

Pessoas de 30 a 49 anos

Uma dose da vacina tríplice viral.

Quem não deve receber a vacina?

  • Casos suspeitos de sarampo
  • Gestantes – devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês, antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar.
  • Menores de 6 meses de idade
  • Imunocomprometidos

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

Atente-se aos sintomas e não deixar de vacinar seus filhos e se vacinar.