Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Notícias

Outubro Rosa: Conscientização para Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama

outubro rosa laço

Estabelecer uma cultura de prevenção é o que a campanha do Outubro Rosa tem feito através dos anos no Brasil. Desde 1990, a ação visa incentivar as mulheres a participarem do controle do câncer de mama: compartilhando informações, promovendo conscientização e proporcionando amplo acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, e redução da sua mortalidade.

O câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil, é causado pela multiplicação de células anormais da mama, formando assim, um tumor. Para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é recomendável que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame diagnóstico da doença a cada dois anos se não houver nenhuma alteração.

A mamografia é capaz de verificar se há alterações na mama, ou seja, se há microcalcificações passíveis de virar um tumor ou não. Porém, há outros exames também podem identificar a doença, como ultrassonografias, ressonâncias e biópsia, para definir se o possível tumor é benigno ou maligno.

Diagnóstico e Cura do Cancer de Mama

Quanto mais cedo descobrir os sintomas, mas rápido é o tratamento e sua eficiência. Já que se descoberto precocemente, há 90% de chances de cura nos estágios iniciais e de 30% a 40% nos estágios secundários. Por isso, é muito importante que as mulheres se sintam confortáveis a observarem suas mamas a fim de perceberem qualquer pequena alteração mamária. Tais sintomas são:

  • Caroço (nódulo) fixo endurecido e indolor;
  • Pele avermelhada, retraída como a casca de laranja;
  • Alteração no bico do peito;
  • Pequenos caroços (nódulos) embaixo dos braços (axila) ou no pescoço; e,
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Segundo o INCA cerca de 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis como a prática de atividade física, alimentação saudável, equilíbrio do peso corporal, diminuição do consumo de bebida alcoólica, e também com a amamentação.