Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Notícias

Planos de saúde: dicas para aproveitar os Jogos Olímpicos sem preocupação

Está a caminho do Rio de Janeiro para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016? Como você, milhares de pessoas estão sendo esperadas e todo o mundo torce para que esses 30 dias sejam uma grande festa. Mas é preciso estar preparado para os imprevistos. De acordo com previsão da Secretaria Municipal de Saúde, 22 mil pessoas devem buscar atendimento dentro do perímetro onde serão realizadas as competições.

A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) lembra aos beneficiários de planos de saúde que, antes de viajar, é bom conferir se está levando a carteira do plano. Para facilitar o atendimento, é fundamental tê-la em mãos, além de uma identificação oficial com foto.

Mas, caso o beneficiário tenha perdido ou esquecido os documentos, é necessário que ele ou acompanhante entre em contato com a operadora. Uma boa recomendação é anotar os números de matrícula e documentos de forma que algum responsável possa acessar, se houver necessidade.

Em caso de acidentes graves, após receber os primeiros socorros, os beneficiários de planos de saúde podem ser encaminhados para um hospital da rede credenciada. Por isso, vale conferir a disponibilidade no Rio de Janeiro, principalmente hospitais e clínicas de pronto-atendimento.

Ah! Não esqueça de manter as mensalidades em dia, porque, após 60 dias consecutivos de atraso no pagamento, a Lei 9.656/98 determina que o atendimento pode ser suspenso pela operadora. Também vale lembrar que alguns testes para detecção do Zika Vírus já têm cobertura dos planos de saúde para gestantes e bebês de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus.

Por mais óbvias que pareçam, essas dicas podem evitar aborrecimentos e garantir um atendimento mais ágil.