Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Notícias

Saiba como se prevenir da conjuntivite

Após alguns estados brasileiros passarem pelo surto da febre amarela, agora os brasileiros enfrentam o mal da conjuntivite. A doença pode acontecer em qualquer época do ano. Porém, a umidade e o calor influenciam na contaminação do vírus, sendo muito comum no verão e na primavera com a proliferação dos pólens das flores.

É importante saber que o vírus se espalha em ambientes familiares e profissionais. A mais comum é a conjuntivite viral, se for o seu caso, você precisa consultar o seu médico ou procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Cidades como Rio de Janeiro, Fortaleza e Goiânia já se preparam estrategicamente para receber o alto número de casos que chegam as unidades de saúde.

Você sabe o que é a conjuntivite?

A doença é uma inflamação que ocorre na conjuntiva, uma membrana transparente e fina revestindo a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Ela pode ser causada por vírus, bactéria, fungos e reações alérgicas.

Conheça os sintomas e formas de prevenção

Os sintomas mais comuns são olhos avermelhados e lacrimejantes, sensação de algo irritando os olhos como cisco ou areia, coceira excessiva; dificuldade de abrir os olhos devido ao inchaço, maior sensibilidade a claridade e secreção.

Para se prevenir é preciso lavar a mão e o rosto com frequência apenas com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar locais com muitas pessoas, evitar o uso de lentes de contato e também evitar a exposição a poluentes irritantes que causam alergia.

O tratamento é feito com uso de colírio anti-inflamatório e compressas de água gelada ajudam a aliviar os sintomas.

Caso você já esteja com os sintomas, você precisar ser afastado por alguns dias do trabalho, como também, evitar piscinas, lugares aglomerados, coçar os olhos e sempre lavar as mãos e o rosto.

A conjuntivite ataca os dois olhos e os sintomas podem durar por até duas semanas. Não deixe de procurar um profissional de saúde para que você tenha o tratamento correto diante do problema.