Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Notícias

Saúde Suplementar e SUS

shutterstock_191358791222

Mesmo que você tenha um plano de saúde, provavelmente, você conhece o SUS – Sistema Único de Saúde. Esse modelo é um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo e foi criado a partir da Constituição de 1988 com o objetivo de garantir o acesso de toda população brasileira à saúde de forma gratuita, universal e integral.

O governo federal é o principal mantenedor da saúde pública brasileira em parcerias com os estados e municípios. As políticas nacionais que são desenvolvidas pelo governo federal são implementadas pelos seus parceiros – inclui-se aqui, ONGs e iniciativa privada.

A Saúde Suplementar, por sua vez, também atua na oferta de saúde à população brasileira, a partir do sistema privado. Neste sistema compõem-se as operadoras de planos e seguros de saúde, hospitais, laboratórios, clínicas, centros médicos e prestadores como médicos, dentistas e outros profissionais de saúde.

São mais de 1.100 operadoras de planos de saúde atuantes no país e responsáveis pela realização, em 2016, de 1,3 bilhão de procedimentos médico-hospitalar, sendo 797 milhões de exames, 273 milhões de consultas, 141 milhões de atendimentos ambulatoriais, 70 milhões terapias e oito milhões de internações.

Segundo pesquisa do Ibope, 74% da população brasileira gostariam de ter um plano de saúde. Em julho de 2017, o total de beneficiários foi de 70 milhões em planos médicos e exclusivamente odontológicos.