Informações importantes para contratar e usar bem seu plano de saúde

Notícias

Seu plano de saúde tem projetos que vão melhorar a qualidade da sua saúde. Saiba mais

people-3152585_1920

A qualidade da nossa saúde sempre está em nossas mãos. Porém, na maioria das vezes só damos essa atenção quando a doença bate a nossa porta.

Muitas vezes o próprio paciente sai em busca de diversos especialistas para encontrar um diagnostico correto para o que está sentindo.

Esse comportamento pode ser diferente.  A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está incentivando as operadoras de planos de saúde a aderirem a programas de promoção à saúde que privilegie o cuidado do paciente e o acompanhamento dos resultados desse cuidado. Ou seja, o objetivo é inverter a lógica do que acontece hoje em dia, onde o paciente fica perdido num tratamento fragmentado e passar para um tratamento coordenado que terá um médico generalista orientando seus passos.

Conheça alguns desses programas

Atenção Primária à Saúde

Lançado recentemente, o projeto busca inspiração em modelos já desenvolvidos no Reino Unido e Canadá, em que um clínico geral direciona o usuário a um médico especialista.

A iniciativa da Agência objetiva o encorajamento da qualificação, do fortalecimento e da reorganização da assistência básica, por onde as pessoas devem entrar no sistema de saúde. Propondo modelos adequados de pagamento aos prestadores, sempre focando no cuidado do paciente e na implantação de monitoramento dos resultados em saúde.

Esse projeto, cuja adesão é voluntária, pretende inverter a lógica de entrada dos pacientes no hospital, a começar pelo médico generalista orientando seus próximos passos, e não pelo atendimento de alta complexidade. Estima-se que de 80% a 85% dos problemas em saúde sejam resolvidos, segundo a ANS.

Além desse projeto, você sabia que a ANS possui outros projetos que buscam a qualidade no cuidado da saúde centrado no beneficiário. Ao todo são cinco projetos em andamento, que buscam novas práticas de atenção à saúde.

O Projeto Parto Adequado, já em sua segunda fase, tem como objetivo reduzir o número de cesarianas desnecessárias e identificar novos modelos de atenção ao parto e nascimento.

Com relação ao idoso, o Projeto Idoso Bem Cuidado visa adotar medidas na área do envelhecimento, tornando o atendimento, exames e prescrições, mais fáceis de serem atendidas pelo paciente.

Para os tratamentos com promoção e prevenção ao câncer, o Projeto OncoRede, tem a premissa buscar de forma rápida o diagnóstico, promover a continuidade do tratamento e compartilhar informações adequadas para garantir o sucesso no cuidado da doença.

O Projeto Sua Saúde coloca o paciente junto da tomada de decisão com relação a sua saúde, ou seja, estimula o engajamento proativo. Como também, gera informação de qualidade entre todos os responsáveis pelo seu cuidado (médicos, enfermeiros e outros profissionais da área).

A Agência também está na luta contra obesidade e excesso de peso, para isso, ela elaborou um “Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira” que conta com esclarecimentos e orientações sobre essa doença.

Se estiver mais interessado em alguns desses projetos, procure mais informações no site da ANS ou junto à sua operadora.